Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Banho do Bebê e Cuidados com o Umbigo

Tummy Tub


Se a mamãe pudesse fazer um único pedido especial nos primeiros meses de vida de um bebê certamente ela desejaria saber o que aquele choro incessante quer dizer, ou seja, por quê o bebê chora tantas vezes. Uma das explicações discutidas por especialistas do mundo todo é que o bebê, quando desenvolve sua memória a partir do sexto mês de gestação, fica acostumado ao ambiente do útero materno: protegido, aquecido, meio aquático e escuro. Quando a mãe começa a dar banho no bebê, a água em contato com a pele ativa sua memória e ele percebe que está em um ambiente claro, pouco aquecido e que não está na posição que ele estava acostumado ficar (fetal) enquanto no útero da mãe. Assim, os bebês, na sua maioria, enrijecem os bracinhos e perninhas, movimentos incentivados pelo sistema nervoso central, ligado diretamente ao intestino. Esses movimentos geram contrações e descontrações do intestino, ocasionando cólicas nos bebês algum tempo depois do banho. E foi pensando em transmitir ao bebê uma transição tranqüila do útero da mãe para o mundo que nasceu o Tummy Tub. Desenvolvido por Holandeses, o TummyTub é uma banheira terapêutica especialmente elaborada para bebês recém nascidos até os 06 meses de vida. Os bebês, dentro do TummyTub, adaptam-se facilmente à posição fetal e permanecem calmos e relaxados. O plástico usado é transparente, para facilitar a visualização do bebê. O TummyTub não é tóxico e é reciclável. Não existem arestas cortantes, a sua base é anti-derrapante e na parte inferior há um centro de gravidade que permite grande estabilidade e segurança. O fato de ser um reservatório de reduzidas dimensões permite poupar água e energia, mantendo-a quente durante cerca de 20 minutos. Mesmo quando está cheio é fácil de transportar, não só pelo seu reduzido peso, mas também porque têm alças ergonômicas. O TummyTub é produzido com matéria-prima de alta qualidade, aprovado pelo FDA – Foods & Drugs Administration, uma das mais respeitadas agências de proteção ao consumidor do mundo, e ainda tem o selo de qualidade TUV, da multinacional alemã TÜV Rheinland Group, um dos melhores selos de certificação internacional. Tudo isso faz o TummyTub a melhor opção para banho do bebê na opinião de mamães de todo o mundo que já comprovaram os resultados terapêuticos da banheirinha mais famosa do mundo.

Como eu ainda não sei se o meu bebê vai ser uma menininha ou um menininho eu comprei esse da foto todo colorido, mais existe nas cores rosa e azul também. No Brasil só a banheira sem o suporte custa R$130,00 eu paguei 20 euros na banheira e 25 euros no suporte. Esse é um video demonstrativo de como utilizar o Tummy Tub é bem interessante.











Como cuidar do umbigo do bebê!

A maioria dos pais possui um certo receio ao lidar com o coto umbilical do bebê, mas esta é uma parte muito importante dos cuidados que o novo membro da família irá necessitar.

Então como proceder?


Entenda o umbigo
O cordão umbilical conecta o feto em crescimento à placenta da mãe e, normalmente, possui duas artérias e uma veia. Aproximadamente 1% dos bebês possui artéria umbilical única ? nestes casos, a alteração costuma estar associada a um aumento na incidência de problemas de crescimento, desenvolvimento mental, má-formações (especialmente nas vias urinárias), anomalias cromosomiais e outras síndromes.


É através do cordão umbilical que o feto recebe nutrientes e oxigênio da mãe e elimina muitos produtos do seu próprio metabolismo. Como este mecanismo de troca torna-se desnecessário após o parto, o cordão umbilical é ligado e cortado no momento do nascimento. Em geral, aplica-se uma ligadura elástica no cordão cerca de 1-2 cm distante da pele da barriga do bebê, e o cordão é cortado a uma altura de aproximadamente 8-10 cm. Alguns pediatras recomendam remover a ligadura 2-3 dias após o parto, mas esta conduta pode variar de uma região para outra ou mesmo de um pediatra para outro.


Cuidando do umbigo do bebê
O segmento de cordão umbilical que permanece junto ao bebê seca, torna-se amarronzado escuro e cai. Este processo pode ocorrer em poucos dias ou levar 1-2 semanas após o parto.

Antes de cair, este coto umbilical pode se tornar pegajoso e produzir uma secreção amarelo-amarronzada com odor peculiar. Estas alterações são consideradas normais e não é preciso administrar qualquer tratamento específico: tudo que você precisa fazer é manter a área limpa utilizando o material habitual para higiene do bebê. Contudo, é importante não aplicar curativos oclusivos ou loções sobre o local.


8 Dicas práticas para cuidar do umbigo do seu bebê


1. Durante a limpeza, segure o coto delicadamente e limpe em torno da base utilizando um cotonete umedecido. Lembre-se: é a base do umbigo que deve ser mantida limpa, não o coto umbilical.

2. Quando terminar a higiene do bebê, deixe o umbigo "tomar um ar" por alguns minutos antes de colocar a fralda.

3. Mantenha a fralda posicionada abaixo do nível do umbigo: isso evita a contaminação do coto umbilical por urina e fezes.

4. Nunca, jamais, puxe o coto umbilical, mesmo se ele parecer praticamente solto.

5. Quando o coto umbilical finalmente cair, poderá ocorrer um discreto sangramento no local. Não se desespere: isso é normal.

6. A partir do primeiro dia em casa, o bebê pode receber banhos diários, e você não precisa proteger o coto umbilical durante o banho como se ele fosse a última jóia da coroa: caso o coto seja molhado durante a higiene, você poderá secá-lo após o banho com um pano ou toalha limpos.

7. Seu bebê é um menino? Ao colocar a fralda, aponte o pênis dele para baixo. Isto ajudará a evitar que a urina seja disparada na direção do coto umbilical.

8. Procure imediatamente seu médico de confiança se você observar pus, vermelhidão ou odor desagradável na base do umbigo; ou se bebê chorar toda vez que você toca o coto umbilical.


Como saber se o umbigo está infeccionado?
Um conselho útil é: procure seu médico de confiança a qualquer momento se você identificar vermelhidão, aumento da temperatura ou inchaço da pele em torno do umbigo, especialmente se o bebê mostrar-se irritado, febril ou não estiver alimentando bem.

Após 3-5 dias da queda do coro umbilical, caso você perceba uma secreção espessa ou purulenta no local, converse com seu médico de confiança. Alguns bebês podem desenvolver infecções no umbigo e necessitar tratamento com antibióticos.

Após a cicatrização do umbigo, pode-se perceber uma pequena nodulação rósea e úmida no local. Na maioria dos bebês, esta nodulação é um granuloma, uma alteração benigna da pele no local. Estes granulomas não costumam necessitar de tratamento específico, mas você pode conversar a respeito com seu médico, especialmente se o granuloma ainda estiver presente quando o bebê completar o primeiro mês de vida.


Será que o bebê está com hérnia?
As hérnias umbilicais são bastante comuns em crianças e decorrem da falta de fechamento adequado dos músculos abdominais logo abaixo do umbigo. Elas costumam se manifestar como tumefações indolores na região umbilical e, em boa parte dos casos, desaparecem à medida que o bebê cresce.

A maioria dos médicos não recomenda qualquer tratamento para a hérnia umbilical em bebês. Entretanto, se a hérnia apresentar complicações (p.ex.: tornar-se mais inchada e dolorosa) ou não se fechar até por volta dos 6 anos de idade, a cirurgia está indicada


Como cortar a unha do bebê


0 comentários:

Postar um comentário

Daisypath Anniversary tickers
E-familynet.com Ticker