
A criança principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os 05 anos de idade, ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro.
Na verdade, todos esses desenvolvimentos podem ser auxiliados e estimulados com a natação.
O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, são capazes de executar diversos movimentos natatórios, demostrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. Tudo através de estímulos estereoceptivos, ou seja, atividades que busquem facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, o olfato, e a visão. O ideal é que a musicalidade também faça parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário significativamente.
E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.
Um dos momentos mais importantes na natação é o exercício constante que se faz com os pais. É a inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação entre todos os bebês, seus familiares e o professor. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, já que sabe-se que o controle emocional é basicamente formando aos 02 anos de idade.
A natação para bebês faz parte fundamental de estudos da psicomotricidade e através do seu conceito que faz-se todo o planejamento.
Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os 03 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso.
Com duração mais curta, em torno de 30 minutos, uma vez que o sistema termo-regulador do bebê ainda não se encontra tão bem desenvolvido e, também, pelo fato de sua capacidade de atenção ser pequena, tornando cansativas atividades com grande tempo de duração.
É extremamente importante que o professor de natação para bebês tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estágio de maturidade física e psíquica dos bebês.
Quando começar?
É mais indicado a criança começar a praticar a atividade à partir dos 6 meses de idade, pois antes disso a incidência de inflamação de ouvido é mais frequente.
A criança aos seis meses também já tomou todas as vacinas ou pelo menos as primeiras doses, comem sólidos, estão mais firmes e mais preparadas para a atividade física.
Mas nunca deixe de conversar com o seu pediatra sobre a intenção de iniciar as aulas de natação, pois ele poderá lhe confirmar se este é um momento propício ou não para a inicialização desta atividade física.
Natação durante a Gravidez
A natação é uma ótima opção de exercício para gestantes. a água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. a natação durante a gestação melhora a circulação, a força e a resistência muscular, dá mais ânimo (visto que aumenta o condicionamento físico) e melhora a qualidade do sono além de evitar o ganho excessivo de peso.
Por ser trabalhada na horizontal, a natação possibilita que a mulher se exercite até mesmo nas últimas semanas de gestação. apenas o método borboleta não é recomendado, pois o peso da barriga e os movimentos ondulatórios do corpo podem prejudicar a coluna.
Visto que as mulheres costumam ficar mais frágeis nesse período, a natação também serve como um exercício terapêutico. afinal quem não se sente totalmente relaxado depois de um bom tempo na água?
Mas veja lá, se você tá no comecinho da gravidez, converse com seu médico. o primeiro semestre é bastante sensível. pegue leve.
se você já nadava ou fazia outro esporte antes de engravidar (há pelo menos três meses), provavelmente poderá continuar regularmente.
se você nunca praticou antes, mas quer começar agora, ótimo! só comece devagar, não exagere e lembre-se de aquecer e alongar antes e depois de entrar na água.
a. natação é o esporte mais completo de todos. as diferentes modalidades trabalham todos os grupos musculares e, por ser praticado dentro da água, não causa grande impacto no corpo.
b. melhora a resistência física e o fôlego.
c. emagrece e ajuda a manter a forma física. isso porque o gasto calórico é de 400 a 530 kcal/hora, pra quem pratica pelo menos 3x por semana. pra quem tem que perder uns quilinhos antes de engravidar, ótimo. pra quem já está grávida, ajuda a combater o excesso de peso e depois fica bem mais fácil pra voltar ao peso anterior.
d. combate o estresse, melhora o humor e até a auto estima. a prática de qualquer esporte implica na liberação de endorfina, que causa sensação de prazer e bem estar, e por ser um esporte de baixo impacto, a natação dá a impressão de cansar menos, além de relaxar a tensão.
Algumas dicas:
primeiro trimestre: se sua energia permite, nade por 20 minutos, dia sim, dia não, para benefício máximo.
nadar pela manhã ajuda a minimizar os enjôos e dá mais energia para o dia.
segundo trimestre: a gravidez não requer que você diminua o seu tempo de natação. a água é um ótimo ambiente para gestantes se exercitarem. ela apoia as juntas e ligamentos, prevenindo qualquer abalo e protege seu corpo de sofrer uma mudança brusca de temperatura.
terceiro trimestre: você provavelmente conseguirá praticar os seus exercícios normalmente. um maiô próprio pra esta fase da gravidez deve ser mais confortável, visto que a barriga fica bem maior.
0 comentários:
Postar um comentário