Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dicas e Receitas- Papinhas e Sucos

Época das frutas e hortaliças





Depois de longos 6 meses amamentando exclusivamente no peito, inicia-se com o suquinho de frutas. Após a aceitação do suco, começa a introdução das papinhas de fruta. Segundo alguns pediatras, o melhor é seguir o esquema abaixo para a introdução das papinhas de fruta:

1º Dia - Oferecer a mesma fruta duas vezes no dia, e continuar com essa mesma fruta durante 3 dias.

4º Dia - Oferecer outra fruta e seguir o mesmo esquema (continuar por 3 dias com a mesma fruta e só mudar no 4º dia).

Oferecer um tipo de fruta por 3 dias, para poder avaliar se o bebe possui algum desconforto provocado por aquela fruta como cólicas, diarréia ou até alguma alergia.
Depois de uns 20 dias, oferecer as frutinhas duas vezes por dia, podendo variar as frutas.

Na introdução da papa salgada o esquema
é bem parecido:

1º Dia: Sopinha de batata com cenoura. Oferecer essa mesma sopinha na hora do almoço durante 3 dias.

4º Dia: Sopinha de batata com cenoura e acrescentar abóbora. Mais 3 dias e adicione outro legume.

Continue com esse processo até ter incluído na sopinha dele 4 legumes diferentes e depois comece a adicionar folhas (couve, repolho, alface, espinafre...) e arroz. A carne por último.
Cuidado! Use pouco sal e pouco óleo, pois seu bebê ainda está aprendendo a comer e pode estranhar o sabor.

A receita basica de uma papinha precisa ter uma fonte de proteina como carne e frango, uma de carboidrato como batata, arroz, mandioquinha, e duas fontes de alimentos reguladores um legume e uma verdura. Totalizando 4 tipos de alimentos diferentes.

Dicas interessantes para as primeiras tentativas:

  • Um dos reflexos mais comuns do bebê é empurrar com a língua os alimentos para fora da boca. Por isso, com certeza seu filho irá cuspir as primeiras colheradas. Isso não quer dizer que ele não queira comer. A melhor maneira de driblar esse problema é oferecer os alimentos colocando a colher nos cantos da boca, em pequenas quantidades.
  • Ofereça a papinha de frutas na hora em que o bebê estiver acostumado a mamar. Um bom horário é a mamada do meio da tarde. Assim, você não corre o risco de ele rejeitar a fruta por estar satisfeito.
  • O importante é variar e aproveitar as frutas da época. Morango, cereja e figo, por exemplo, não dão o ano todo.
  • Não caia na tentação de adoçar a papinha de frutas. Faça isso só quando a criança rejeitar várias vezes a fruta. Mesmo assim, o açúcar deve ser em pequena quantidade.
  • Sempre ofereça água depois da papinha de frutas. Algumas, como a de banana, a de abacate e a de mamão podem dar sede.
  • Algumas frutas soltam mais o intestino do que outras. Mas vale lembrar que cada organismo pode reagir de uma maneira. Assim, não se espante se o mamão - apesar de ser considerado uma fruta "laxante" por exemplo, prender ou não modificar em nada o intestino do seu bebê.
Vitaminas

  • As vitaminas não agem sozinhas e servem justamente para ajudar a transformar a comida em energia. Esqueça as vitaminas sintéticas e as chamadas naturais que se vendem em cápsulas. Procure uma alimentação equilibrada com alimentos integrais e legumes frescos que terá tudo que a criança precisa.
    Para que as vitaminas são importantes e em qual alimento encontrar:

Vitamina A

  • Formação da pele e das membranas mucosas da boca, do nariz e dos intestinos, aumentando a resistência à infecções. É importantíssima para os olhos e para que não tenha perda de apetite, alergia, manchas na pele, cabelo seco, coceira e ardência nos olhos, cegueira noturna, perda de olfato, ressecamento da pele, sinusite, ou ter o esmalte dos dentes fracos.
  • Fígado, leite integral, arroz integral, ameixa preta, ervilhas, brócolos, couve-de-bruxelas, leite, requeijão e manteiga, ovos e legumes coloridos como abóbora, cenoura, tomate e folhas escuras como espinafre, couve e taioba, frutas amarelas como mamão, manga e caqui.

Complexo B

  • Atuam no metabolismo das células e constituem sistemas enzimáticos que atuam em série, no sistema neuro-muscular, na pele e nas mucosas.
  • A energia dos cereais e outros alimentos só pode ser aproveitada com a ajuda e através das vitaminas do complexo B.
  • Carnes (de vaca, de galinha ou de peixe), vísceras (especialmente fígado e rins), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, vagem, amendoim), folhas escuras e levedo. O arroz com feijão é nutricionalmente sábio e bastam 199 gramas de arroz com 25 de feijão por dia.
    Quem come arroz integral, feijão, toma leite e come amendoim, fica mais protegido contra problemas do sistema nervoso, falta de apetite, inchaços, espasmos musculares, distúrbios digestivos, fadiga, irritabilidade, nervosismo, dormência nos pés e nas mãos, fôlego curto, moral baixa, sensibilidade ao barulho e beribéri.
    facilita a formação dos anticorpos que protegem a criança, a formação das células vermelhas e ainda atua no metabolismo.
    Acelga, mostarda, brócolos, melão, cenoura crua, repolho, agrião, ovo, leite ou sorvete, não vai ter rachaduras e feridas nos lábios e no canto da boca, tonturas, coceira e ardência nos olhos, digestão difícil, língua irritada e vermelha, nem vai crescer devagar.
    Vitamina B12 ajuda na formação do sangue e na manutenção do sistema nervoso, facilita o apetite, faz as células durarem mais tempo e funcionarem melhor, é bom para a medula óssea, para o sistema nervoso, para os intestinos, protege da anemia.
    Um ovo, ou um atum em lata, ou um pedacinho de bife de fígado ou um pedaço de queijo suíço suprem a necessidade.

Vitamina C

  • O ácido ascórbico ou vitamina C está nas plantas, assim que elas começam a crescer, nos vegetais de folhas verdes e algumas frutas como o melão, a laranja e a acerola. Meio melão médio ou três laranjas já são suficientes para fortalecer as paredes dos vasos sangüíneos, para produzir o material que mantém juntas as células do corpo, para ajudar a curar feridas e solidificar ossos quebrados, para dar bons ossos e bons dentes, para utilizar no corpo o ferro dos alimentos ingeridos, para prevenir hemorragias e das resistências contra as gripes e resfriados.
    Frutas maduras, no ponto, são as principais fontes de vitamina C. Caju, goiaba, acerola, mamão, laranja, tangerina, manga, limão, abacaxi, morango, kiwi e melão. O pimentão também é uma boa fonte de vitamina C.
    O calor destrói a vitamina C, assim como o armazenamento dos sucos. Por isso, as frutas devem ser comidas frescas e cruas e os sucos feitos na hora. Comer frutas todos os dias é uma boa regra de alimentação.
    A salsa e o melão são os alimentos mais ricos em vitamina C que se conhece, mas também há muita vitamina C no repolho e no brócolos, no pimentão verde, na mostarda, no agrião e nos morangos.
  • Quem tem uma alimentação rica em vitamina C fica menos sujeito a contusões, sangramentos, anemia, cáries, infecções, gripes, coriza, má digestão, irritabilidade e perda de peso.

Vitamina D

  • Vitamina D é fabricado em nosso próprio organismo quando a gente toma sol e ele age sobre algumas substâncias oleosas que nós temos na pele. Criança que nunca toma banho de sol fica carente, raquítica, não consegue dormir, fica nervosa, pode ficar míope, tem diarréia, tem ossos fracos, o metabolismo é deficiente para as outras vitaminas.
    Se a criança, precisa ficar um longo período longe do sol, precisa tomar óleo de fígado de bacalhau.
  • A vitamina D aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo e facilitar que eles sejam depositados nos ossos, fortalecendo o esqueleto.
    O excesso de vitamina D tem um efeito que é a saída de cálcio dos ossos e a sua eliminação pelos rins, podendo provocar a formação de cálculos renais.

Vitamina E

  • As funções e necessidades da vitamina E e dos antioxidantes são ainda pouco e mal conhecidas. Quem comer folhas verdes-escuras e legumes terá suficiente vitamina E.
    Nozes e óleos de várias sementes também são boas fontes. E está principalmente nos vegetais de folhas verdes, no óleo de girassol e no abacate.
Maneira correta para congelar as papinhas

Você pode congelar a comida do seu filho desde que os alimentos que componham o prato sejam frescos. Depois que a papa estiver pronta, espere que ela esfrie bem. Se não tiver tempo, faça o processo de redução de temperatura, chamado de branqueamento. O nome é difícil, mas o jeito de fazer, não. Coloque a papa em uma vasilha. Em outro recipiente maior, despeje água e gelo. Ponha a menor sobre a maior, tomando cuidado para que a papa não fique alagada. “Você precisa dar o choque térmico para que o alimento, ainda quente, pare de ser cozinhado”, afirma Yeda Sotelo, nutricionista da Universidade Anhembi Morumbi. Esterilize com água quente os potes que vão ao freezer e divida as porções. Cole em cada pote um adesivo com a data de preparo e os ingredientes usados. Assim, você mantém uma alimentação variada e não corre o risco de servir a mesma sopa em refeições seguidas. Uma dica bacana é fazer três tipos de papa e congelar. Para servir, tire pela manhã do freezer e ponha na geladeira – o descongelamento em temperatura ambiente é propício para a proliferação de bactérias. A papa pode ser mantida por até 30 dias, desde que feita da maneira correta.



Dicas

1) Não dê carne amassadinha nem desfiadinha quando seu filho começar a comer papinha (vejam: essa regra é só para o início, quando a criança se acostumar, aí você DEVE colocar carne sim). Você cozinha a carne os legumes e as verduras na panela, mas depois tire a carne. Se quiser, use a carne para fazer estrogonofe, por exemplo, ou desfie e coloque no lanche. Mas para o bebê, na-na-ni-na-não.

2) Verduras, legumes, carne e carboidrato. Tudo tem que estar na receita.

3) Não faça na panela de pressão. Perde-se muitos nutrientes.

4) Você pode deixá-la congelada. Coloque no potinho uma etiqueta com os ingredientes, assim você não corre o risco de dar a mesma papinha por refeições consecutivas.

5) O sabor da papinha não depende apenas do tempero, mas também dos ingredientes. Compre tudo fresco.

6) Não bata no liquidificador. Você pode passar na peneira ou então esmagar com um garfo.

7) Coloque temperos diferentes na papa: cebola, alho e alecrim, orégano, manjerona… natural é mais gostoso – e azeite vai dar um gostinho especial!

8) Nunca, mas nunca mesmo coloque papinha na mamadeira.

9) Nunca, nunca mesmo dê papa batida enquanto seu filho dorme. Ele fica com comida na boca, pode engasgar (e ficar sufocado) e não aprende a saborear os alimentos.

10) Não de a papinha em frente a televisão, seu filho tem que saber o que esta comendo, tem que sentir, pegar o alimento e a bagunça faz parte.


Alimentos que são controlados ou contra indicados no 1° ano de vida

Alimentos potencialmente alergênicos

  • leite de vaca fresco, é comum crianças no período de desmane apresentarem intolerância à lactose (açúcar do leite) e alergia às proteínas que compõe este alimento;
  • clara do ovo, em sua composição há uma cadeia química de proteína de difícil digestão para criança menor de um ano;
  • frutos do mar e castanhas em geral apresentam proteínas altamente alergênicas;
  • carne de porco;


Alimentos que oferecem risco de contaminação

  • enlatados;
  • embutidos;
  • mel - podendo estar contaminado com a bactéria Clostridium botulinum que é perigoso para bebês, pois o sistema gastrointestinal ainda é imaturo


Açúcares e doces - tiram a fome e prejudicam o volume calórico das refeições e pior, induzem ao estímulo acentuado pelo paladar doce, fazendo a criança, no futuro, preferir os doces à outros alimentos.

Alimentos que podem conter grande quantidade de agrotóxicos: tomate, morango, uva etc;

Café e chás pretos (mate, preto) são estimulantes podendo causar irritabilidade e nervosismo, além de aumentarem a eliminação de cálcio e diminuirem a absorção de ferro;

Qual o melhor horário para oferecer o leite à criança?

Sempre ofereça o leite para a criança duas horas antes ou após as principais refeições. O cálcio do leite diminui a absorção do ferro contido nas refeições, podendo levar a criança a ter anemia. Uma prática comum, e inviável, é a criança almoçar e ingerir leite (peito ou mamadeira) logo após essa refeição.


Receitas de Papinhas e Suquinhos



Papinha de tomate e espinafre com frango

Rende 1 porção

Ingredientes
50g de filé de frango
1 pitada de sal
1 galho de salsinha
1 tomate pequeno picado sem pele e sem sementes
1 batata em cubinhos
½ xícara (chá) de leite
Folhas de espinafre
Azeite de oliva

Preparo
Em uma panela aqueça o azeite, junte a salsinha e o frango, frite, depois coloque o tomate picado, a batata, as folhas de espinafre o leite e a água. Cozinhe por 8 minutos. Retire o frango. Passe pela peneira e acerte o sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses). Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.
Dica: O sal deve ser utilizado na menor quantidade possível, para que a criança aprenda a identificar o sabor dos alimentos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Beterraba com carne e agrião

Rendimento 2 porções

Ingredientes
200g de filé de carne
½ cebola pequena
½ beterraba picada
½ abobrinha picada
1 galhinho de salsinha
2 xícaras (chá) de água filtrada
1 pitada de sal
Folhas de agrião

Preparo
Em uma panela aqueça o azeite e junte a cebola, a salsinha e o carne, frite. Acrescente a beterraba, a abobrinha, as folhas de agrião e a água. Deixe cozinhar até os ingredientes ficarem macios. Retire a carne. Passe o restante pela peneira. Acerte o sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses). Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.
Dica: O sal deve ser utilizado na menor quantidade possível, para que a criança aprenda a identificar o sabor dos alimentos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Frango com macarrão e couve

2 filezinhos de frango médio
1/2 xícara (chá) de macarrãozinho
1/2 cenoura pequena
1/2 batata pequena
1 folha de couve cortada
1/4 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1/4 xícara (chá) de cebola picada
1/2 colher (café) de sal
1 copo de água filtrada

Preparo: Numa panela, refogue o frango, acrescente o resto dos ingredientes, mexa e deixe cozinhar por 8 minutos. Retire o frango. Passe pela peneira e acerte o sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses). Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Papa de carne, espinafre e chuchu

2 filezinhos de carne
1 colher (sobremesa) de azeite
1 colher (chá) de cebola ralada
3 folhas de espinafre
1/2 chuchu pequeno
1/2 cenoura
1/2 colher (café) de sal
2 copos de água filtrada

Preparo: Numa panela, cozinhe a carne no azeite, coloque todos os ingredientes picados e acrescente a água . Deixe cozinhar por 8 minutos.
Retire a carne. Passe o restante pela peneira. Acerte o sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses). Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Papinha de fígado com mandioquinha

Ingredientes:

2 copos de água filtrada
2 filezinhos de fígado de boi
1/2 mandioquinha
1/2 cenoura
2 folhas de alface
1 colher (chá) de cebola ralada
1 galho de salsinha
1 colher (sobremesa) de azeite

Preparo: Numa panela, cozinhe a carne no azeite, coloque todos os ingredientes picados e acrescente a água . Deixe cozinhar por 8 minutos. Retire a carne. Passe o restante pela peneira. Acerte o sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses)
Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Papinha de frango com abóbora

Ingredientes:
300 gr de peito de frango
150 gr de abóbora moranga picada
3 xícaras (chá) de repolho picado
1 unidade de chuchu picado
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
80 gr de macarrãozinho

Preparo
Numa panela, refogue o frango, acrescente o resto dos ingredientes, mexa e deixe cozinhar por 8 minutos. Retire o frango. Passe pela peneira e acerte o sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses).
Retire a quantidade a ser utilizada e passe por peneira de malha fina.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Papinha de arroz, feijão e mandioquinha

Ingredientes
- 2 xícaras de feijão
- ½ xícara de arroz
- 300 g de abóbora
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) óleo de girassol ou azeite

Preparo: Cozinhe o feijão normalmente. Quando estiver bem macio, acrescente o arroz e a mandioquinha até cozinharem muito bem. Coloque uma pitada de sal.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE I ( bebês até 10 meses).

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Papinha de frango com brócolis

Ingredientes:
300 g de peito de frango
1/2 cará picado
5 xícaras de brócolis (flores, folhas e talos) picados
2 xícaras chá de chicória picada
1 colher (sopa) de cebola picada
2 colheres de sopa de salsa picada
1/2 xícara chá de macarrão para sopa
1 colher de sopa de azeite ou margarina

Preparo:
Escolha os brócolis cujos buquês estejam com as flores bem verdinhas e bem fechadas, sem flores amarelas ou manchadas.
Retire as folhas, corte os buquês e lave sob água corrente.
Leve todos os ingredientes ao fogo, acrescentando o macarrão para sopa. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE II ( bebês acima de 10 meses).
Esta papinha deve ser amassada com um garfo.
Dica: O sal deve ser utilizado na menor quantidade possível, para que a criança aprenda a identificar o sabor dos alimentos.
Rendimento: 5 porções

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Papinha de carne com couve-flor

Ingredientes:
300 g de carne de boi (músculo, peito, braço)
1/4 de couve-flor
3 mandioquinhas
1 xícara de alho-poró cortado em rodelas
1 1/2 colher (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher de sopa de azeite ou margarina

Preparo:
Prepare o alho-poró lavando-o muito bem sob água corrente fria.
Lave bem entre as folhas, pois aí que se concentra a terra que deve ser retirada.
Depois, corte em rodelas o bulbo branco e a parte verde clara das folhas. Em uma panela com 3 litros de água acrescente todos os ingredientes e leve ao fogo.
Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando.

Esta papinha é indicada para crianças na FASE II ( bebês acima de 10 meses)
Esta papinha deve ser amassada com um garfo.
Dica: O sal deve ser utilizado na menor quantidade possível, para que a criança aprenda a identificar o sabor dos alimentos.
Rendimento: 5 porções

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Cabelinho de Anjo


Ingredientes-
3 cubos pequenos de acém ou músculo (somente para dar gosto)
1/2 mandioquinha
1/2 chuchu picadinho em cubos
1 batata também em cubos
1 colher (sobremesa) rasa de cebola ralada
1 colher (sobremesa) rasa de azeite de oliva
sal a gosto
1 novelo de macarrão do tipo cabelinho de anjo

Modo de Preparo
Numa panela coloque o azeite e a cebola ralada. Refogue junto com a carne até dar uma leve dourada.Coloque água que cubra a carne, sal e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Acrescente, a batata e o chuchu picadinhos e espere mais 5 minutos. Por último acrescente o cabelinho de anjo e deixe cozinhar até que os legumes e o macarrão fique macio. Se estiver secando, coloque mais água.Retire a carne, e amasse com o garfo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Peixe

A papinha de peixe pode entrar no cardápio do bebê a partir dos 9 meses. O peixe é rico em proteínas que ajudam o crescimento. "Prefira os de sabor sutil, como linguado, cação, merluza, badejo e pescada-branca. Muito cuidado para retirar todas as espinhas"

Ingredientes
- 1/2 filé de pescada-branca
- 1/2 dente de alho
- 1 colher (chá) de azeite
- 1/2 cará pequeno
- 1/2 colher (café) de sal
- 1/2 beterraba pequena
Preparo
Refogue o peixe picado e o alho amassado no azeite. Acrescente o cará picado, o sal e água para cobrir a mistura. Cozinhe até que o cará esteja macio e com um pouco de caldo. Separadamente, cozinhe também a beterraba. Em seguida, corte-a em pedaços, junte com o restante dos ingredientes e amasse com um garfo.
Rende

Uma porção

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sopinha de peixe, mandioquinha, couve e abóbora


Ingredientes

1 pedaço de abóbora
1/2 filé de peixe em pedaços
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
1/2 colher (café) de sal
1 folha de couve picada
1 mandioquinha picada
1 colher de salsinha
1 1/2 copo de água filtrada


Preparo

Numa panela, coloque todos os ingredientes, menos a couve e a salsinha, e cozinhe até que a abóbora esteja macia e forme um pouco de caldo. Junte a couve e a salsinha e deixe por mais cinco minutos. Retire, amasse com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 porção

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Suquinhos

Fruta Benefício
Laranja Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
Maçã Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.
Abacaxi Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.
Mamão Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.
Manga Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.
Morango Indicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.
Maracujá Tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.
Acerola Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.
Açaí Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.
Melão e melancia Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.


Cenoura com laranja

Bata no liquidificador o suco de duas laranjas lima ou pêra mais uma cenoura média. Se você tiver centrífuga, faça o suco da cenoura e depois misture com o de laranja.

Dica: Para aproveitar mais o suco de frutas como goiaba, maçã, pêra e de cenoura e beterraba, o melhor é processa-las na centrífuga. Se você não tiver esse acessório, use o liquidificador. Mas lembre-se de coar o suco antes de servi-lo.

Atenção!
Sugiro que a introdução de frutas e legumes seja feita com cautela, não ultrapassando 40 ml ao dia. Caso ocorram erupções, manchas, diarréia ou constipação ou outras alterações, não alimente mais o seu bebê com o novo ingrediente e procure orientação com o seu pediatra.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Beterraba com caju

Descasque um caju médio e bata no liquidificador com meia beterraba pequena, sem a casca e os talos. Se necessário, acrescente 20 ml de água filtrada e fervida.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

Goiaba com laranja

Escolha uma goiaba madura, de preferência vermelha. Tire a casca e veja com cuidado se no interior da fruta não há bichinhos. Faça o suco de duas laranjas e bata no liquidificador com a goiaba.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Mamão especial

Bata no liquidificador o suco de duas laranjas, uma fatia média de mamão e meia maçã.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Maracujá com pêra

Bata no liquidificador a polpa de um maracujá com meia pêra, sem casca. Se necessário, acrescente 20 ml de água. Depois, coe o suco antes de servir.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Tomate com maçã

Escolha dois tomates médios maduros, tire as cascas e as sementes. Pique em pequenos pedaços e bata no liquidificador com 40 ml de água filtrada e fervida. Depois acrescente meia maçã, sem casca e sem caroço e bata mais um pouco.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Uva com abacaxi

Separe dez uvas sem caroço e bata no liquidificador com uma rodela de abacaxi. Se necessário, acrescente 20 ml de água filtrada e fervida ou o suco de uma laranja.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Suco de Melão

1. Descascar uma fatia do melão e picar.
2. Bater no liquidificador com 1/3 de copo (30 ml) de água fervida.
3. Dica – Colocar a menor quantidade de água possível para o suco ficar forte, grosso.
4. Não precisa coar.
5. Oferecer no copinho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Suco de Manga

1. Descascar uma fatia grossa de manga e picar.
2. Bater no liquidificador com 1/3 de copo (30 ml) de água fervida.
3. Dica – Colocar a menor quantidade de água possível para o suco ficar forte, grosso.
4. Só é necessário coar se a manga tiver muitos fiapos.
5. Oferecer no copinho.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Dicas para um suquinho gostoso e saudável

Acompanhe a seguir algumas dicas complementares para garantir que seu filho consuma sucos gostosos e saudáveis. 1. Coe os sucos somente nas primeiras semanas do início da oferta.
2. Não use centrífugas.
3. Use o mínimo de água possível, o suco deve ser grosso.
4. Sempre ofereça no copo, mesmo para bebês de quatro meses.
5. Dê o suco à temperatura ambiente.
6. Ofereça o suco logo após ele ter sido feito, não guarde suco pronto.
7. Ofereça frutas diferentes para que ele aprenda mais sabores. Não se fixe às frutas que o bebê gostou.
8. Lembre-se de que ele pode gostar de frutas que você não gosta.
9. Não acostume a dar suco após a comida, logo eles vão aprender a só comer se tiver suco. Dê frutas após a comida como sobremesa.
10.A fruta é mais importante que o suco.




Constipação Intestinal


No geral as fibras insolúveis são as que soltam o intestino por aumentarem o volume das fezes e acelerarem o trânsito intestinal. Para você entender melhor, as fibras insolúveis trabalham como se fossem uma vassourinha; elas retêm a água e ajudam a empurrar o bolo fecal. Estão presentes em: Verduras, legumes fibrosos, cereais integrais, frutas com cascas ou bagaços, frutas laxantes (laranja, ameixa, mamão, manga, abacaxi, uva, abacate), frutas passas (Ameixa, figo, damasco, uva).

As chamadas solúveis, também são importantes para o trânsito intestinal, porém, para sua regulação. Quando a criança está com diarréia, ela prende o intestino; e na obstipação, ela ajuda a aumentar o bolo fecal e serve como substrato para as bactérias boas (ajudam na constipação) que vivem no nosso intestino. É como se fossem a comida dessas bactérias. Além de outros benefícios, é claro, como a redução do colesterol, são também eficientes na diminuição da absorção de glicose. Exemplos delas são: Maçã, goiaba, banana, pêra, pêssego, chuchu, cenoura, abobrinha.

Outro ponto importante é fracionar a alimentação da criança; faça com que ela se alimente de 3 em 3 horas. E não se esqueça de que deve mantê-la muito bem hidratada, pois a água hidrata as fezes. Pense bem, você muda a dieta de sua criança que já está constipada e dá a ela grande quantidade de alimentos ricos em fibras insolúveis, mas a deixa pouco hidratada? O que ocorre é a piora do quadro.


Papinha de Laranja com Mamão

100 ml de suco de laranja (aproximadamente 1 laranja)

1 fatia média de mamão sem casca (cerca de 80g)

1 colher (sopa) de cerelac

Preparo: Lave cuidadosamente o mamão e a laranja. Esprema a laranja e reserve o seu suco. Em um prato fundo, amasse o mamão descascado com um garfo e junte o suco. Adicione o cerelac e mexa até obter um mingau. Sirva a seguir.

Papinha de Ameixa Seca


100 ml de água fervida (1/2 copo americano)

3 ameixas sem caroço

1 colher (sopa) de cerelac

Preparo: Ferva a água e deixe esfriar. Coloque a água e as ameixas no liquidificador e bata até ficar homogênea e coloque num prato fundo. Adicione o cerelac e mexa até obter um mingau. Sirva a seguir.

Coquetel Laxante I

½ mamão papaia

2 ameixas secas deixadas de remolho em 2 dedos de água

Suco de 1 laranja

1 colher (sopa) de farelo de trigo

50ml iogurte desnatado

Preparo: Bater tudo no liquidificador e consumir imediatamente.

Coquetel laxante II

1 copo (americano de suco de laranja)

½ fatia de mamão

1 rodela de abacaxi

1 fatia de melancia com caroço;

Preparo: Bater tudo no liquidificador e consumir imediatamente.

Coquetel laxante III

1 copo (americano de suco de laranja)

1 folha de couve picada

1 rodela de abacaxi

Preparo: Bater tudo no liquidificador e consumir imediatamente.



Site ótimo com dicas de alimentação saudável http://pat.feldman.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Daisypath Anniversary tickers
E-familynet.com Ticker