Páginas

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Chá de Bebê


É aconselhável planejar o evento entre o 6º ao 8º mês da gestação. A preferência geralmente é dada para os finais de semana depois do almoço ou um pouco mais tarde, com a duração de 3-4 horas aproximadamente, para não deixar futura mamãe cansada de mais.

Principais passos para organizar um Chá de Bebê

Não há nada de complicado em organizar esta festinha. Muitas vezes os parentes ou as amigas se encarregam em cuidar de tudo. Se isso não acontece por algum motivo, a grávida também pode fazer tudo.
Veja o que você precisa planejar logo no começo:
  • Local da festa e o número das pessoas convidadas, seus nomes, telefones, e-mail, etc. O espaço disponível deve ser suficiente para acomodar todos.
  • Que tema e decoração serão escolhidos, as cores. Determinar o modelo de convites e a forma de envio. Oferecer para futura mamãe a lista completa do enxoval e pedir que ela anota o que ela gostaria de ganhar, cores e quantidades.
  • Escolher comida e bebida a ser servida e onde vai ser encomendada.
  • Como você programará o dia de Chá de bebê: que hora vai começar, sua duração. Determine algumas datas para as convidadas escolherem, mas que sejam cômodas para a anfitriã.
  • Que jogos e atividades você vai realizar para garantir diversão e aprendizagem. De acordo com as atividades escolhidas, ver a disponibilidade das impressoras, materiais e outros itens necessários, onde serão adquiridos, emprestados, doados.
  • Fazer orçamento e determinar as fontes do dinheiro (mamãe, participantes, etc).
  • Faltando uma semana até a festa confirme a presença de todas as convidadas e a disponibilidade de todos os materiais.
  • No dia do evento, independente das possíveis falhas e confusões seja feliz, animada e atenciosa com as convidadas e, principalmente, com a futura mamãe. Ninguém é perfeito.
  • No começo e no final da festa agradece a presença de todo mundo. Depois do evento passe para a futura mamãe a lista completa das pessoas presentes e aquelas que ajudaram de alguma forma ou as que não poderiam comparecer, para que ela pudesse enviar seu agradecimento a todos.
Seja atenta aos mínimos detalhes

Uma festa bonita com certeza ficará na memória, mas não confie nela e providencie com certa antecedência uma máquina fotográfica e filmadora para documentar tudo que vai acontecer. Se não puder convidar um profissional, certifique se antes do dia do Chá de Bebê que todos os equipamentos funcionam e você (ou a pessoa responsável) sabe usá-los. Esta observação pode parecer ser uma coisa óbvia, mas já presenciei festas que não podiam ser registradas por não saber usar a filmadora... Determine onde ficará filmadora, máquina fotográfica, e quem será responsável.

Verifique a voltagem e a necessidade da extensão e prenda os cabos soltos com adesivos para prevenir que alguém tropece. Tenha certeza que a quantidade das cadeiras e mesas é suficiente para acomodar as pessoas e materiais para cada brincadeira. Separe os CD's antecipadamente e verifique se seu aparelho de som vai tocar eles. Certifique se antes do dia da festa que todos os equipamentos funcionam e você (ou a pessoa responsável) sabe usá-los.

Pense como pretende divertir seus convidados e será que têm algumas brincadeiras que exigem muito espaço. Relacione a quantidade de brincadeiras com a quantidade das pessoas e com o tempo disponível. Determine o assento para futura mamãe, que deve ser cômodo, com encosto, com altura adequada, etc. Onde ficarão os presentes antes, durante e depois da festinha. Quem e como vai levá-los para casa. Pense se irá precisar de refrigerador, cafeteira, fogão ou forno de microondas. Assegure-se que não vai faltar nada: mesas, toalhas de mesa, guardanapos, pratos, xícaras, talheres, bandejas, pratos, gelo e sacolas para lixo e materiais de limpeza.

Lembrancinhas do Chá de Bebê

Que presente pode ser mais valioso que um dia especial de divertimento e descanso para futuros pais e a oportunidade de compartilhar sua alegria e animação com os amigos e a família? Sim, isto é verdade, porem seria legal pensar de como presentear também seus convidados, pois eles também não são nenhuma exceção e adoram receber os presentes. Você pode optar por adquirir as lembrancinhas prontas, que são encontradas facilmente pela Internet.

As lembrancinhas do Chá de Bebê podem ser as mais variáveis, mas para que este evento seja realmente lembrado, dê a preferência para as lembrancinhas úteis: mini sabonetes, ímãs com calendários para geladeira, chaveiros, marcadores, quebra-cabeças, artesanato de biscuit: porta fotos, porta-recado, porta trecos, enfeites de mesa, potinhos, etc.

Não esquece de escrever nelas ou anexar um bilhete agradecendo a presença de cada pessoa e indicar a data do evento, nomes da mãe e do bebê.

Particularidades do Chá de Fraldas.

Chá de Fraldas pode ser conciderado como uma variação especial da festa de Chá de Bebê, onde os presentes preferenciais são as fraldas.

Como algumas coisas do enxoval são muito pessoais e dependem muito do gosto de cada pessoa, pode ser interessante fazer o tal de Chá de Fraldas. Mas ele pode não ser obrigatoriamente só de fraldas, você pode incluir os itens para cozinha, banho e higiene. Normalmente o pedido do presente é indicado no próprio convite Chá de Fraldas, normalmente indicando o tamanho exato e relação das marcas desejadas. Para este tipo de festa é muito comum ver o desenho do bebê usando a fralda ou o próprio convite recortado em forma da fralda.

Perguntas mais frequentes na organização de um Chá de Fraldas

Pergunta: Quais são os prós e contra para optar pelo Chá de Fraldas, comparando com o Chá de Bebê tradicional?

Resposta: Muitas pessoas organizam o Chá só de Fraldas, pois por um lado são os presentes fáceis de comprar, relativamente baratos para quem compra, e, comprando as marcas preestabelecidas, não tem como errar. Além disso, gera uma boa economia para os futuros pais. Mas em contraparte, não pode esquecer, que organizando o Chá de Fraldas e ganhando muitas fraldas você corre o risco de ter um montão de fraldas que por motivo da possível alergia do bebê podem não servir e você terá que doar ou tentar trocar ou revender.

Pergunta: Para um Chá de Fraldas os presentes devo pedir somente as fraldas ou é permitido pedir outras coisas?

Resposta: Normalmente a maioria de presentes são as fraldas, mais também pode pedir os itens da higiene para o bebê, como algodão, lenços umedecidos, sabonete, etc.

Pergunta: Quantas fraldas são necessárias, ou seja, quantos pacotes devo pedir? Qual é a regra do cálculo?

Resposta: As fraldas do tamanho RN devem ser poucas – de 1 a 3 pacotes e somente em casos, quando tem a expectativa de um bebê pequenino (dos pais baixinhos e magrinhos). São as fraldas para serem usadas na maternidade e muitas vezes já não servem para os recém-nascidos com tamanho um pouco acima do médio. As fraldas do tamanho P são utilizadas nos primeiros dois meses (ou menos), com gasto médio de 8-10 fraldas por dia, cerca de um pacote pequeno. Por isso, você pode pedir cerca de 30 pacotes pequenos de fraldas do tamanho P. Se a sua festa tiver mais de 30 convidados, pode pedir as fraldas do tamanho M para todos os outros. Estas fraldas são usadas durante um longo período do tempo e por ser assim, dispensam a necessidade de pedir as fraldas do tamanho G. Não vale a pena ocupar espaço da sua casa durante muito tempo com as coisas que podem perder o prazo de validade antes de chegar a hora de usá-las. Um exemplo se sua lista tiver 40 pessoas vc pode pedir:
15 pct de fralda P 25 pct de fralda M

Tamanhos:
• RN (até 3 quilos)
• P (3 a 5 quilos)
• M (5 a 10 quilos)
• G (9 a 12 quilos)
• EG (14 quilos em diante)

Pergunta: Quais são as melhores marcas de fraldas?

Resposta: Infelizmente, esta pergunta não tem uma única resposta. A resposta você vai descobrir junto com seu bebê, pois às vezes ele podem apresentar alergia mesmo para as fraldas das melhores marcas. Por isso, seria interessante dividir toda a quantidade de fraldas em quantidades menores conforme as marcas ou de deixar uma relação das marcas, para que os convidados tenham a possibilidade da escolha. Desconsiderando os casos particulares, as melhores marcas são: Pampers, Huggies, Turma da Mônica, e Johnson&Johnson.

Cardápio para Chá de Bebê

Nenhuma festa está completa sem comida! Lembre-se de que isto será uma parte social da festa e vai servir como quebra gelo para seus convidados. Prepare a mesa bem decorada para refletir o espírito de alegria para seu Chá de Bebê.

O que você pode oferecer vai depender da hora do dia, seus recursos e/ou da generosidade de seus patrocinadores:

  • Local escolhido (por exemplo: buffet de festa) pode oferecer o cardápio próprio, geralmente bancado pela grávida;
  • Pode encomendar o kit para festas pronto (com doces, salgados e bolo) e as despesas vão ser divididas conforme combinado previamente;
  • Cada convidado pode trazer alguma coisa. Mas deve ser determinado com antecedência o que exatamente e em que quantidade e quem vai trazer para evitar os pratos repetidos ou falta de itens essenciais;
  • Os convidados podem trazer as bebidas e a futura mamãe se encarregar de comida. Ou vice versa. Escolha as coisas práticas e fáceis de preparar como queijo e frios cortados em cubos, pão de queijo, patê, canapé, salada, salgadinhos e doces prontos da padaria ou sob encomenda.

Você pode optar por servir o lanche ou a refeição, ou deixar todos à vontade montando uma mesa de comes e bebes com acesso livre durante a festa.

Dá preferência para lanches saudáveis: frutas, sucos e verifique se futura mamãe tem alguma restrição alimentar. Se ela tem azia evite servir alimentos temperados, se foi desenvolvido diabete gestacional, então, evite expor doces. E não esquece as bebidas: suco, refrigerante, água, chá, etc.

Lista de Brincadeiras com as convidadas.

Quem será a próxima para ter bebê?

Como a tradição de casamento onde se diz - quem pega o buquê é a próxima a casar - o dono do 7º presente aberto na festa do Chá de Bebê será a próxima pessoa para ter bebê! Quando a Futura mamãe está abrindo os presentes e abre o sétimo presente, então aquela pessoa é a próxima "futura mãe".

Boliche de mamadeiras.

Preparativos:10 mamadeiras, 1 bola pequena (como bola de tênis)

Como brincar: Monta 10 mamadeiras em forma de triângulo (com 1 na frente). Dê uma bola pequena para convidados tentarem derrubar a maior quantidade possível. Vence quem derrubar mais. Se houver mais de uma pessoa com pontuação máxima, repetir até que resta somente um ganhador.

Arremesso de anel.

Preparativos: algumas mamadeiras e alguns rolos de fita adesiva (ou quaisquer outros anéis)

Como brincar: Os convidados terão que arremessar os anéis de uma distância razoavelmente grande, para eles caírem acima de mamadeiras (é muito mais difícil que parece!).

Tamanho da barriga grávida

Passar um rolo de barbante e uma tesoura pelos convidados e falar pra eles cortarem o tamanho que achavam que a circunferência da barriga esta.

Gosto da Papinha

Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo. Faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns convidados.

Palavra Escondida

Cada convidado deve receber uma fitinha para colocar no braço. A mãe deve determinar uma palavra proibida (pode ser bebê ou o nome do bebê). Durante o chá, a pessoa que disser a palavra proibida, deve dar a fitinha para a outra pessoa. No final, quem tiver mais fitinhas ganha um prêmio.

Batata Quente

Esse jogo é como o da "batata quente", uma caixa contendo um fraldão com alfinete (de bebê) com flores enfeitadas, bem exagerado, é embrulhado com muitos papeis. E ao sinal de música todos devem passar a caixa. Quando a música parar a pessoa que ficar com a caixa tira um papel. Esse jogo é bem engraçado e como os participantes são avisados sobre o conteúdo ninguém quer ficar com ele no final. Quem abrir o último embrulho da caixa deve usar a fralda pelo resto da festa. É muito animado !

Adivinhar quem é quem

Material necessário: Papéis e canetas.

Execução: Cada convidada escreve algo sobre si mesma. (por exemplo: Sou alegre, mas teimosa. Gosto muito de macarrão ou então, - Tenho experiência com crianças, pois já tenho filhos e adoro a cor azul). Só não pode ser muito explícita para a brincadeira não perder a graça. Cada vez que a gestante errar paga uma prenda.

Decoração para festa Chá de Bebê.

O tema é outro elemento essencial de um Chá de Bebê bem sucedido. Verifique se o tema combina com a personalidade e o estilo da grávida: Como ela é? Muito fina ou simples? Séria ou risonha? Alem de agradar ela, o ambiente decorado adequadamente ajudará todo mundo entrar no clima dedescontração e alegria.

Para dar um ar de festa infantil abuse de copos, talheres e guardanapos coloridos, enfeites e MUITOS, MUITOS balões. Afinal, Chá de Bebê é uma festa de bebê e não da grávida. Então capriche!

Por exemplo, você pode enfeitar a mesa principal com Bolo de toalhas ou Bolo de fraldas, uma idéia inovadora que já conquistou muita gente. Além da mesa de comes e bebes pode montar uma mesa de suporte, onde ficarão etiquetas ou crachás com os nomes de participantes (se os convidados não se conhecem), papel, tesouras, canetas, lápis, cartolinas, prêmios entre outros materiais.

Seus convidados poderão deixar as mensagens de boas vindas para o bebê ou para os pais num livro ou desenhar nas cartolinas.

Seria muito bom se você conseguisse fazer com que a decoração fosse composta por coisas que após a festa se tornariam presentes úteis para futuros pais ou serem usadas para decoração de quarto do bebê ou que poderiam ser utilizadas para divertir seus convidados durante Chá de Bebê. Se a grávida vai ganhar ou já tiver um chiqueirinho, carrinho ou berço, poderá deixar na sala para os convidados deixarem seus presentes. Se não tiver, enfeite com motivos infantis uma caixa de papelão grande. Esta dica é válida principalmente para casos quando a festa acontece num lugar fora da residência dos futuros pais, pois assim todos os presentes poderão ser levados de uma vez só. Você pode aproveitar as lembrancinhas para convidados e usa-las para decorar a mesa.

Outra sugestão muito interessante para decoração é montar um painel contendo a informação curiosa sobre os pais. Colar algumas fotos e escrever sucintamente como se conheceram, quando se casaram, crescimento da barriga, ultra-som, etc.

As músicas infantis ajudam muito para animar o pessoal. Dê a preferência para músicas conhecidas ha muito tempo, com as cantigas da roda como Ciranda cirandinha, Samba Lele, etc. Ao final da festa você pode presentear a futura mamãe com este CD – acredite, ela ficará muito emocionada com este simples gesto. Separe os CD's antecipadamente e verifique se seu aparelho de som consegue tocar eles.

Bolo de Fraldas.

Bolo de Fraldas, este lindo enfeite central de mesa para Chá de Bebê, ganhou muita popularidade.

Confere a relação de materiais que vai precisar para montagem do Bolo de Fraldas:

  • fraldas descartáveis umas 70 (quantidade conforme o tamanho desejado)
  • elásticos grande e pequeno e prendedores para prender as fraldas enroladas
  • círculos de papel para servir de base (para poder transportar)
  • fitas e laços
  • meias do bebê
  • manta ou toalha
  • chupetas
  • roupinhas do bebê
  • pequenos brinquedos
  • talcos, sabonetes, xampús, etc
No Youtube tem vários vídeos ensinando a montar o bolo é bem fácil e fica uma graça.

Site com Lembrancinhas:

www.sweetpresentes.com.br
www.pequenaslembrancas.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Daisypath Anniversary tickers
E-familynet.com Ticker